Orientação sexual: definição
- Gretha♡
- 21 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
Orientação sexual é um termo que está relacionado com as diferentes formas de atração afetiva e sexual de cada um. Esse conceito veio substituir o de “opção sexual” visto que as pessoas não escolhem sua orientação, ou seja, elas desenvolvem sua sexualidade ao longo da vida. Nesse sentido, uma pessoa NÃO opta por ser heterossexual ou homossexual.
Atualmente existem quatro tipos de orientações afetivo-sexual: *Bissexual: Independente da sexualidade biológica, a sexualidade psíquica é voltada para ambos os gêneros. *Heterossexuais: Gênero oposto. *Homossexuais: Pelo mesmo gênero. *Assexuados: Esse gênero representa algo singular, no qual pode apresentar afeto porém não sexual, podendo ser direcionada a ambos os gêneros, ou não apresentar orientação afetivo-sexual ou romântica. Orientação Sexual: Refere-se ao gênero em que a pessoa se atrai ou sente alguma forma de atração. • Heterossexual: Pelo mesmo gênero • Homossexual: Pelo gênero oposto • Bissexual: Pelo dois • Pansexual: é atração afetiva e sexual que não depende de gênero ou sexo
Obs: Para além dessa categorização, há ainda os assexuados, ou seja, aqueles que não possuem interesse e nem se sentem atraídos por nenhum dos gêneros.
Você sabia? Até 1990 a homossexualidade era considerada uma doença. Nesse ano, ela foi retirada da lista de patologias pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Anteriormente, o termo para fazer referência ao desejo entre pessoas do mesmo sexo, tinha como prefixo o indicativo de doença –ismo (homossexualismo). Hoje, ele é considerado impróprio e em seu lugar ficou o -dade (homossexualidade).

Comentários